27/02 às 16h23 - Atualizada em 27/02 às 16h27
Morre Benedito Nunes, um dos mais importantes pensadores da atualidade
Jornal do Brasil
BELÉM - O Pará perdeu uma de suas personalidades mais ilustres. Reconhecido internacionalmente como um dos pensadores mais importantes da atualidade, o professor, filósofo, crítico literário, ensaísta e escritor Benedito Nunes morreu na manhã deste domingo, aos 80 anos, no Hospital Beneficente Portuguesa, em Belém.
O corpo está sendo velado na Igreja de Santo Alexandre, no complexo Feliz Lusitânia, um dos pontos de Belém que ele mais amava. Benedito Nunes, professor emérito da Universidade Federal do Pará (UFPA), era também apaixonado por Belém e pela Amazônia e recebeu inúmeros prêmios, um dos últimos o Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.
O governador Simão Jatene divulgou nota oficial sobre a morte de Benedito Nunes:
"Em nome de todos os paraenses, agradeço a inestimável contribuição do mestre Benedito José Nunes à cultura do país. A sua dedicação como escritor, crítico de arte, filósofo e professor é irretocável. Mais ainda, sua grandeza como paraense se revelou quando recebeu convites irrecusáveis para trabalhar em outros centros, no Brasil e no exterior, mas escolheu o Pará como destino e lugar para viver e construir a sua vasta e admirável trajetória intelectual. O Pará, reconhecido, saberá honrar a sua memória."
Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/02/27/morre-benedito-nunes-um-dos-mais-importantes-pensadores-da-atualidade/
Benedito Nunes, o iluminista dos trópicos
Paraense de Belém, ele é considerado um dos maiores pensadores brasileiros e não abre mão de sua cidade natal
http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/25/textos/673/
OBRAS
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA ARTE. Editora Dominus S.A. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1966.
Mostra como se deu a construção da ideia de Arte em Aristóteles e Platão para analisar os principais filósofos de arte contemporâneos.
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA. Editora Dominus S.A. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1967.
Trata das correntes e tendências que não só prefiguram um estilo de pensamento diferente da tradição filosófica moderna, mas manifestam a crise da filosofia enquanto discurso teórico.
PASSAGEM PARA O POÉTICO (FILOSOFIA E POESIA EM HEIDEGGER). Editora Ática, São Paulo, 1986.
Trajetória do pensamento filosófico para o poético na obra do pensador alemão Martin Heidegger.
O TEMPO DA NARRATIVA. Editora Ática, São Paulo, 1988. O livro analisa a pluralidade do tempo na obra literária, estudada a partir das noções de ordem, duração e direção.
O DORSO DO TIGRE. Editora Perspectiva, São Paulo, 1969.
Livro dedicado ao amigo Haroldo Maranhão e um dos dez mais importantes trabalhos de crítica literária do Brasil. Neste livro de ensaios filosóficos e literários, o autor mescla literatura com filosofia.
O NIETZSCHE E HEIDEGGER. Editora Pazulin, Rio de Janeiro, 2000.
Em que medida a "identidade filosófica" que Heidegger atribui a Nietzsche constitui um ponto decisivo e fundamental da constituição da própria identidade filosófica de Heidegger? É em torno deste círculo que a argumentação do autor transita.
JOÃO CABRAL, A MÁQUINA DO POEMA. Editora Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Neste livro, com organização e prefácio de Adalberto Muller, o autor ensaísta faz uma releitura da obra do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto.
O DRAMA DA LINGUAGEM - UMA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR. Editora Ática, São Paulo, 1989.
Na fronteira entre a literatura e a filosofia, o autor faz uma leitura já clássica da obra da autora.
FONTE:http://www.45graus.com.br/morre-benedito-nunes-um-dos-mais-importantes-pensadores-da-atualidade,verdeveredas,77919.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário